terça-feira, 21 de setembro de 2010

Soninha, a paranóica

Soninha incorpora “trololó” de Serra


Não há nada mais desanimador do que ver um jovem reacionário. Muitas vezes até se compreende por ter uma formação de elite, muito desvinculada da realidade, e na qual lhe incutem valores dos quais não consegue se libertar mesmo com a rebeldia inerente à juventude.

Mas pior ainda é ver uma pessoa politicamente jovem, que já esteve na esquerda e compartilhou ideais de liberdade, bandear para a direita e proclamar certas coisas de envergonhar seu passado.

Dizem que os piores reacionários são aqueles que já estiveram na esquerda e, para serem aceitos na direita, precisam se tornar ferozes. Como foi o caso de Lacerda, no passado, e Roberto Freire, agora.

Esse tipo de gente tem uma nova aspirante, não por coincidência do partido de Freire, a ex-vereadora Soninha Francine, coordenadora da campanha de Serra na internet. Talvez pela proximidade estreita com o tucano, Soninha incorporou a leviandade de Serra ao fazer acusações. Pior ainda, talvez tenha se tornado menina de recados de uma cabeça velha e ultrapassada da política.

Soninha usou o twitter para insinuar que houve sabotagem nos problemas enfrentados hoje pelo metrô de São Paulo, com graves transtornos à população da capital paulista. “Metrô de Spaulo tem problemas na proporção direta da proximidade com a eleição. Coincidência? #SABOTAGEM #valetudo #medo”, escreveu ela no microblog.

Como coordenadora de internet da campanha de Serra, Soninha deveria saber que a blogosfera é atuante e que tem meios de reagir, ao contrário do que acontece com as mentiras que seu chefe espalha pelos meios tradicionais de comunicação e que não podem ser facilmente contestadas.

A resposta à sua infame mensagem foi prontamente rebatida pelo movimento #SoninhaFacts, ironizando sua teoria conspiratória com situações absurdas.

“Quando eu era do PT, eles me obrigavam a lutar nas Farc”, “Motoboy petista se joga na marginal e pára trânsito”, diziam alguma mensagens que logo se tornaram trending topic do Twitter

Mesmo assim, a jovem velha política manteve o que disse. “Teorias podem ser exageradas, mas conspirações existem. É óbvio que nos movimentos sindicais existe simpatia muito forte pelo PT. Não acredito em tanta coincidência. É óbvio, é óbvio”, disse ela à Folha de S.Paulo, exibindo até os cacoetes de repetição de Serra quando não tem mais argumentos. Mais um pouco, Soninha diria que é tudo “trololó petista”.


texto surrupiado do Tijolaço de Brizola Neto

Nenhum comentário: