sexta-feira, 7 de agosto de 2009



A CPI do governo Yeda deverá ser instalada ainda em agosto. O requerimento, que há meses contava com 17 assinaturas, teve a adesão esta semana do PDT e, logo a seguir, do PTB e de um deputado do PP, Ivar Pavan, presidente da Assembleia gaúcha, que recebeu o requerimento na quinta-feira, dia 06.
A CPI saiu em consequência das denúncias apresentadas pelo Ministério Público Federal contra a governadora e mais oito pessoas ligadas a ela.
A previsão é que a instalação da CPI, sob a presidência da deputada Stela Farias (PT), primeira a assinar o documento, ocorra até o dia 20 de agosto.

Um agosto terrível

O mês de agosto é sempre o mais rigoroso no inverno gaúcho. Faz parte da cultura do povo acreditar que ultrapassando o mês de agosto, o idoso ganha mais um ano de vida. Depois do frio, da neve e da geada, tudo passa a ser melhor.

Para o governo do Estado, agosto vem sendo o mês do desgosto. O balanço dos últimos dias mostra que o governo Yeda acabou. A partir de agora, o Rio Grande do Sul, que já não vinha bem, tende a piorar.

Os episódios previsíveis pela frente são necessários, mas, ao mesmo tempo, lamentáveis. A CPI, tendo acesso aos documentos e provas que hoje se encontram sob segredo de justiça, deverá publicizar o que todos já sabem. O grupo no poder, incluindo a governadora, seu marido, seus principais assessores e apoiadores políticos de outros partidos, foram beneficiados ou praticaram o desvio de recursos do Detran para a campanha ou para seus próprios bolsos. A corrupção será exposta em detalhes.

Na Assembleia, o desfecho provável deverá ser o impeachment da governadora. E, neste quadro, 2010 no Rio Grande do Sul deverá ter uma campanha onde o tema da corrupção será predominante. Infelizmente, porque o que o Rio Grande mais precisa agora é encontrar uma saída para a sua crise e não os culpados pelo mar de lama em que se meteu.

Mudanças para 2010

É muito cedo para enxergar as mudanças que acontecerão na disputa eleitoral de 2010, mas uma coisa é certa: o quadro deverá se alterar radicalmente nos próximos meses. E mais: a própria percepção do valor da disputa estadual vai entrar em declínio. Antes, ter o governo do Estado tinha uma enorme importância política. Em 2010, ser governo no pampa gaúcho será um fardo a carregar.

Leia na edição impressa:

A última dança?
O Ministério Público denuncia Yeda Crusius no caso de corrupção no Detran e a base da governadora cede à instalação de uma CPI


FONTE: http://www.cartacapital.com.br/app/coluna.jsp?a=2&a2=5&i=4755

Nenhum comentário: