sexta-feira, 15 de maio de 2009


Atualizado e Publicado em 15 de maio de 2009 às 18:47
15/05/2009 - 17h01

Líder tucano chama Lula de autoritário e diz que ele repete Geisel e Médici

MÁRCIO FALCÃO - da Folha Online, em Brasília


O líder do partido no Senado, Arthur Virgílio (AM), chamou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de "autoritário". Virgílio disse ainda que Lula estava imitando a ditadura ao usar frases de ex-presidentes militares. O Palácio do Planalto informou que não vai comentar a crítica do tucano.

"Ele imita os governos militares. Ele usa frases do [Ernesto] Geisel, do [Emílio Garrastazu] Médici", disse o tucano.

Lula partiu para o ataque contra os senadores do PSDB, que conseguiram hoje criar a CPI da Petrobras. O presidente chamou a criação da CPI de irresponsável e pouco patriota. "Acho estranho que partidos que governaram o país por oito anos tomem uma decisão irresponsável como essa. Parece briga de adolescente. Não há explicação lógica para essa CPI.

"Virgílio disse que irresponsável é a administração da Petrobras e o medo do governo de abrir a CPI. "Irresponsável é a forma como gerenciam a Petrobas. Irresponsável é ter medo de investigar a empresa. O presidente é autoritário e precisa conviver com a diversidade. Não quero ditadura no país. O presidente deveria elevar o nível para cima e não o tom que são abaixo da representação presidencial", disse.

O tucano afirmou que é legítimo e democrático criar a CPI. "Insistimos na criação da CPI porque é um instrumento legítimo da minoria para investigar a maioria. Cerca de 80% da nossa insistência foi para impedir uma jurisprudência negativa porque temos que defender o princípio que cabe a minoria fazer a CPI", afirmou.

Virgílio rebateu às criticas do presidente Lula de que o pedido de CPI não era patriota. "A CPI não é do PSDB. É da oposição, é do DEM, PPS, PSDB. Falta de patriotismo é não querer investigar supostos desvios em um patrimônio nacional como a Petrobras", disse.

O líder disse que não acredita em retirada de assinaturas. "Ninguém vai querer manchar sua biografia", disse.

Nota

A direção do PSDB também comentou as declarações do presidente. Em nota, o presidente da legenda, senador Sérgio Guerra (PE), afirma que as frases do presidente demonstram resquícios autoritários.

O PSDB chama de irresponsável "diretorias "severinas" de furar poço; lotear cargos; obsessão de setores não republicanos e estranhos a Petrobras por espaços na empresa", afirma o documento.

FONTE: http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/virgilio-lula-e-geisel-e-medici/

Um comentário:

Sacode a Sapucaia disse...

Pois é... Lula não quis rever a doação da Vale do Rio Doce, esqueceu, depois de eleito, o escândalo do Banestado e a auditoria da "dívida", não quer nem que se abra a CPI da "dívida", continuou leiloando lotes de campos petrolíferos, dá, desde o início do seu governo, mais da metade da receita da União para os rentistas da "dívida". Acho até estranho que ele reclame quando os caras queiram detonar a Petrobras para tomá-la. E outra coisa, Presidente mesmo não reclama, Presidente faz alguma coisa a respeito.